Como fazer uma live de sucesso (para vendas)


O cenário atual em meio a Pandemia nos obriga a divulgar nossos serviços online e lembrar frequentemente os nossos clientes de que ainda investimos em nossos recursos e nos preocupamos em atendê-los da melhor forma possível.

Mas como poderíamos lembrá-los que ainda estamos ativos e prontos para o próximo passo?

Empresas, cantores, trabalhadores informais e outros profissionais têm aderido às lives (transmissões ao vivo) em suas redes sociais como Instagram e Youtube, mas temos uma questão à levantar: eles estão de fato lembrando seus clientes de seus serviços ou levando uma imagem cansativa e sem objetivos para seu público?   

A NovaRe reuniu informações para te ajudar a fazer uma live de sucesso utilizando ferramentas que te ajudarão a organizar, planejar e executar com maestria as suas transmissões.

1) Antes de qualquer coisa: saiba o que você tem a oferecer

Primeiramente, você precisa conhecer o seu público e responder perguntas como:

  • O que ele consome?
  • Qual é o seu tipo de lazer?
  • Qual é o seu estilo de vida?

Em seguida, pense em como equilibrar as necessidades dessas pessoas aos serviços que você oferece.


  • De todos os seus serviços, qual é o que você quer oferecer no momento?
  • Como eu posso de fato capturar a atenção dessas pessoas de acordo com as suas dores?

Tenha em mente: apresentar um problema requer que você capture o interesse de outrem através do convencimento de que você ou a sua empresa é autoridade naquele assunto, possui a solução e esta está em seu serviço/produto.


Vamos ilustrar com exemplos imaginários de público alvo e produto oferecido à ele.

Meu público alvo são os empresários que não estão satisfeitos com o desempenho e produtividade de seus funcionários OU TAMBÉM aquele funcionário que se sente improdutivo e quer adquirir mais disposição.

Eu sou um personal trainer, meu produto é um serviço ESPECIALIZADO e EXCLUSIVO para colaboradores que querem aperfeiçoar a sua desenvoltura: um pack de exercícios energético, de fácil execução e que não precisa de academia para tal. 

Lembre-se: use palavras de impacto e estratégias de gatilho mental para fisgar o maior número de pessoas.


2) Planeje o tema e o assunto da sua live


Ótimo, e agora? Como estabelecemos tema e assunto?
Começando por algo que seu público se interesse, nesse caso, podemos dizer que o tema Desenvoltura no trabalho e saúde e o assunto Como surpreender em seu trabalho com os resultados obtidos?

Nessa etapa, é interessante que haja parceria com um profissional que não necessariamente seja da mesma área que a sua, mas que possa complementar a sua live com conteúdo intelectual.

Neste caso, uma nutricionista poderia encorpar a sua transmissão ao vivo com dicas de alimentação.

3) Divulgue:

As pessoas que seguem, curtem ou são inscritos em seus canais de comunicação precisam ter conhecimento de que você fará uma transmissão ao vivo. TODAS ELAS.
Portanto, criar um cronograma de postagens em suas redes sociais é de fato importante para que haja a lembrança frequente de que esta vai acontecer, está próxima ou será transmitida hoje!   

4) Como manter a audiência?

Este é o passo mais importante. Muitas pessoas abandonam a live por falta de interesse na continuidade. Para fazer uma transmissão de sucesso, você precisa surpreender e fixar a atenção do espectador da seguinte forma:


  • Elaborar um bom roteiro:
Todo conteúdo de sucesso precisa de um roteiro que além de prender aquele que está assistindo, também faça com que ele aprenda sobre algo importante e de valor.

  • Chame atenção:
Gere interesse ao que você tem a oferecer. Instigue sua audiência com premiações para quem ficar até o final, gere curiosidade ao dizer que a sua última dica é o alicerce para a resolução daquele problema e elabore uma boa trama para manter os seus potenciais clientes atentos e interessados.

  • Consiga divulgação gratuita dos espectadores:
Libere condições especiais para aqueles que divulgarem em seus perfis (preferencialmente stories) que está engajando com a live em tempo real, para chamar mais público e consequentemente mais seguidores ou potenciais clientes. 

5) Gere cadastro:

É importante recolher dados dos reais interessados em seu produto. Ao terminar a sua live, entre em contato com aqueles que mais interagiram, têm duvidas ou querem adquirir o seu serviço ou produto e os enviem uma página de leads para que você possa angariar informações (nome, idade, telefone, e-mail e até mesmo responder algum tipo de pesquisa que ajude a elaborar melhor seu conteúdo, exemplo: "como você conheceu a minha empresa?" ou "o que faz você se interessar pelo assunto saúde?").



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