[ESPECIAL DIA DAS MÃES] Mulher Maravilha e o marketing: o que eles têm em comum?
Todos nós sabemos que a Mulher Maravilha é um ícone feminino de poder e que desde os anos 40 ela trás representatividade para a força feminina. Já o Marketing, surgiu muito antes com a invenção da prensa tipográfica por Gutenberg em 1450.
Qual o paralelo que podemos criar entre a personagem dos quadrinhos que perpetua a sua presença com o marketing e a constante mudança desse?
Em meados da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em 1941, há o surgimento da heroína na edição de número #8 da All Star Comics.
Neste contexto, as mulheres da vida real estavam começando a se posicionar no mercado de trabalho enquanto os homens estavam nas batalhas.
A personagem feminina, como mulher e heroína, exercendo presença nos quadrinhos, foi de fato um marco e consequentemente este ícone seria perpetuado pelo simples fato de que a construção da história das mulheres por um mundo igualitário estava em andamento (e está até os dias de hoje).
Veja aqui um Ensaio Fotográfico em homenagem à Mulher Maravilha para o site Universo Retrô.
O golpe de mestre está em você enxergar o quão inovadora pode ser a sua ideia, seja em 1940 ou 2020 e apesar da problemática envolvida por trás da representatividade feminista que a personagem traz, por hora ela ainda é um dos símbolos representativos mais importantes em relação à busca pela igualdade, segurança e autonomia das mulheres que ainda se faz presente até os dias de hoje.
O marketing também deve ser assim.
Um bom marketing antecede as necessidades do mercado antes mesmo delas surgirem, assim como fez a Amazon aplicando o auto atendimento aos seus clientes com uma tecnologia super inteligente.
O comportamento dentro da loja é o padrão de qualquer negócio de varejo: o consumidor deve colocar na sacola os itens que gostaria de adquirir.
Câmeras com visão computacional espalhadas pelo estabelecimento sabem quem está comprando quais itens. Quando o cliente decidir encerrar as compras, basta sair da loja, sem nem ao menos falar com ninguém ou tirar a carteira do bolso para pagar. Os itens comprados são automaticamente registrados no cartão de crédito salvo no aplicativo da Amazon Go assim que o cliente deixa a loja.
Em situações como o isolamento social por conta do Covid-19, muitas empresas acabaram por ter de se reinventar, pois após este período a necessidade de seus clientes e as suas perspectivas de consumo mudaram e oportunidades como estas que servem de exemplo para quando o bom marketing é requisitado.
Leia também: Corona Vírus: a sua empresa está preparada?
Leia também: Corona Vírus: a sua empresa está preparada?
Por fim, podemos dizer que o paralelo aqui criado tem a ver com a capacidade de enxergar que uma boa ideia é aquela que atravessa gerações, podendo ser melhorada e modificada com o tempo, mas possuindo uma alma inovadora atemporal que serve de complemento constante às novas ideias e as necessidades de consumo.
A Mulher Maravilha e a criatividade são de fato heroína e herói desde o berço.
⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫⧫
😉 Confira aqui os nossos canais:
🔸 Blog: Mktnovare.blogspot.com
🌐 Site: Novaremarketing.com.br
☎ Fixo: (11) 2338 8986
🔸 Blog: Mktnovare.blogspot.com
🌐 Site: Novaremarketing.com.br
☎ Fixo: (11) 2338 8986
