Que ações de marketing posso adotar durante a pandemia de coronavírus?
Não são só as grandes empresas que podem tomar atitudes durante a quarentena. Dependendo do seu segmento, você também pode colaborar com a sociedade. Aqui, você vai encontrar algumas dicas de como implementar e realizar ações de marketing durante a pandemia de coronavírus.
Invista em marketing de conteúdo
Você já ouviu que uma das melhores ações de marketing consiste em alimentar o seu público com conteúdos relevantes, porém, muitos empresários alegam que não tem tempo para isso e que os resultados só vem a longo prazo. No entanto, a hora de produzir finalmente chegou.
Calma, eu explico: se você vende produtos fitness, como vai incentivar as pessoas a consumirem os seus produtos se as academias estão fechadas? O marketing de conteúdo pode ser a solução.
Você pode produzir conteúdo sobre treinos em casa, importância de utilizar a vestimenta correta durante a prática de exercícios e muito mais.
Quando você fizer o seu consumidor entender a necessidade, ele voltará a comprar de você. Nunca se esqueça: você vende uma solução, não um produto.
Comece a vender por WhatsApp
Se você não tem dinheiro para investir em uma estrutura de e-commerce, comece a utilizar um aplicativo que você usa diariamente: o WhastApp. Com a versão Business, você consegue ter lista de transmissão, usar a função catálogo, etiquetar contatos, verificar métricas e muito mais.
Transforme o app de mensagens no seu veículo de venda e feche negócios a distância de forma muito simples. Se você nunca utilizou essa ferramenta para trabalho, pesquise e descubra os benefícios de vender dessa forma. Mesmo depois da crise, você poderá continuar utilizando essa rede como uma importante aliada.
Além disso, é válido para manter o contato com o cliente, como não existe uma data estabelecida para o fim da crise, você não pode passar semanas ou meses sumido. Esse contato constante fará muita diferença depois da pandemia.
Foque seus anúncios para sua cidade
Se o cliente não pode ir até você, vá até ele. Se você ainda não conta com sistema de entregas, pode trabalhar com delivery na sua região. Para isso, utilize os anúncios no Facebook e Instagram Ads para divulgar o novo serviço e configure para que ele seja transmitido em locais que você consegue levar o produto.
Outra estratégia interessante que ajuda a vender e criar networking é criar grupos no Facebook com pessoas que tem interesse no seu segmento e clientes. Assim, você vende sem despender muito recurso financeiro, apenas tempo.
Você pode utilizar esse espaço também para divulgar os conteúdos ricos que está produzindo e gerar necessidade de compra.
Pense a longo prazo
É difícil não se desesperar ao ver os comércios fechando e as previsões de vendas caindo, no entanto, não desrespeite a quarentena, isso, inclusive, pode gerar uma imagem negativa para o seu negócio.
Você precisa pensar a longo prazo e traçar estratégias de venda para depois da pandemia. Faça promoções para incentivar o consumo e, caso o que você venda seja serviço, crie pacotes para serem pagos agora e realizados depois.
Se você for do setor de hotelaria, por exemplo, pode focar as suas estratégias em vender reservas para datas comemorativas em meses mais distantes, como natal e ano novo.
Essa é a hora de focar na gestão e entender onde você pode cortar custos. Invista em capacitação, estude o seu segmento de mercado, entenda como funciona a criação de anúncios em Facebook Ads e esteja pronto para atender a demanda que virão quando essa crise acabar. Mantenha-se positivo, esse momento vai passar!
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